quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

El Bulli 2

Bits from decoding Ferran Adria

Notícia 1

1º trabalho experimental do grupo 9. Na próxima terceira feira (03/02/2009) o gupo vai realizar uma aula prática no laboratório 2.
Nesta aula os alunos vão realizar experiência com agar-agar, as receitas vão ser expostas a seguir:

Esparguete de agar-agar:

1. Colocar gelo e um pouco de água numa tigela ou outro recipiente.
2. Deitar num recipiente que possa ir ao lume, o líquido que se pretende gelificar.
3. Adicionar o Agar de modo a que a concentração seja de 1%. Misturar com um garfo.
4. Levar a mistura ao lume até entrar em ebulição.
5. Retirar do lume, deixar repousar um pouco e repetir esta operação mais duas vezes
6. Encher a seringa com o preparado e ligar o bico da seringa ao tubo do Kit.
7. Retirar a seringa, colocar o tubo no gelo de modo a solidificar e aguardar cerca de 1 minuto.
8. Encher a seringa com ar e voltar a ligá-la ao tubo. Accionar o êmbolo de modo a que o “esparguete” já solidificado vá saindo deste.
9. Servir

Gelatina de agar-agar

Ingredientes:

1 litro de água filtrada
10 colheres(sopa) de adoçante em pó
1 colher(sopa) rasa de ágar-ágar
1 colher(sopa) essência(sabor desejado)
anilina para colorir de acordo com o sabor

Modo de preparação:

Leve ao fogo a água e o adoçante, junte o ágar-ágar, mexa bem e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Retire do fogo, adicione a essência e anilina e coloque em formas (tipo copinhos para café) ou compre as especiais como as que vêm as compradas. Pronto, pode guardar na geladeira.

El Bulli

Bits from decoding Ferran Adria

Esferificação


A explicação vai parece um tanto besta-simplista, mas é isso mesmo: aprisionar um líquido qualquer numa esfera perfeita, porém, como isso é feito que está toda a graça.
A esferificação tem como base o alginato (ou ácido algínico) que pode reagir com cloreto de cálcio (para o método clássico) ou com uma mistura de gluconato de cálcio e lactato de cálcio (para a inversa), todos são um tipo de sal. O importante nesse momento é saber do cálcio.
Alginato é uma substância extraída de algas marrons, possui caráter geleificante, utilizado na indústria alimentícia como aditivo alimentar para alterar a viscosidades de produtos (sorvetes e bebidas). Devido a suas propriedades químicas, o alginato reage com o cálcio (ou com outros elementos parecidos com o cálcio) o que resulta na formação da película que reveste as esferas resultantes da esferificação.
Basicamente existem duas maneiras de se realizar a esferificação.No método clássico: alginato é dissolvido no líquido em que se pretende fazer as esferas, enquanto, o cloreto de cálcio é dissolvido em água. Assim, deve-se gotejar a mistura de alginato na água com cloreto de cálcio. Segundo algumas pessoas, desta maneira pode agregar sabor ao preparado. Proporção: 0,8% de alginato e 0,5% de cloreto de cálcio.
Na inversa: dissolve-se gluconato de cálcio e lactato de cálcio no líquido que irá virar as esferas, logo, o alginato deve ser dissolvido em água. Então, goteja-se a mistura do líquido na água com alginato. Com esta forma não existe a adição de outros sabores com resultado final, além de ser possível esferificar líquidos com alto teor alcoólico. Ainda pode ser necessário o uso de outros ingredientes como goma xantana (um tipo de espessante) e ácido cítrico (normalmente usado como estabilizante). Proporção: 0,5% de alginato e 2,4% da mistura de gluconato de cálcio e lactato de cálcio.
As proporções são médias obtidas de acordo com as receitas encontradas no site Texturas el Bulli (http://www.texturaselbulli.com/)
Com este método que são feitos os caviares falsos dos mais variados sabores, como de cenoura, beterraba, pepino e assim vai. Entretanto, é possível fazer com os geleificantes, porém o resultado é levemente diferente
Powered By Blogger